Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

A Relação entre a Neurociência e a Psicanálise

07/12/2025

Resumo: O objetivo deste estudo é realizar uma reflexão sobre a neurociência e a psicanálise, explorando possibilidades de articulações entre estes domínios do conhecimento, com base nos pressupostos teóricos que apresentam a estruturação da neuropsicanálise. Nesse contexto, surgiu tímida entre os psicanalistas que arriscavam estudar a relação entre os conceitos e achados da psicanálise com pesquisas da neurociência, mais precisamente na década do cérebro em 1994. Dessa forma, no meio de inúmeras atuações da neuropsicanálise vem fornecendo, sobreleva a aplicação da teoria psicanalítica para a compreensão do significado de deliberados sintomas presentes em pacientes neurológicos. Conclui-se que a relação entre a neurociência e a psicanálise apresenta eficácia e avanços na ótica da pesquisa e da clínica, desde que respeitando as peculiaridades de cada uma.

Sala Psicanalítica: Palestra gravada com estudo aprofundado a partir deste trabalho publicado por: Yonã Freire Ferreira; Mara Dantas Pereira; Ana Beatriz dos Anjos Silva; Luana Souza Conceição; Petruska Passos Menezes.

Apresentação: Psicanalista Andreia Daluia
Acesso: Entre em contato com nossa equipe e assista esta aula
Direção: Dr. Richard Munhoz

Sala Psicanalítica

Fale Conosco
1
Fale Conosco