Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

Mães que matam: Filicídio na Psicanálise

07/12/2025

Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo elucidar o mito do amor materno através do filicídio como conceito psicanalítico. Pensando no filicídio e no mito do amor materno, utilizou-se, especificamente, os crimes de filicídio cometidos pela mãe. Para tal, foi utilizados conceitos de mulher ideal, função materna e o papel da mulher na sociedade. Como forma de ilustrar os conceitos, falou-se do Mito de Medeia, os crimes reais cometidos por Mary Ann Cotton – considerada a primeira serial killer da Inglaterra no século XVIII. Compreendemos a construção do conceito de maternidade ao longo dos séculos até a atualidade. Refletimos, ainda, sobre a função materna e como ela se encaixa no conceito de mulher ideal que foi construído, principalmente a partir da era vitoriana.

Sala Psicanalítica: Palestra gravada com estudo aprofundado a partir deste trabalho publicado por: Victoria Vargas Avila.

Apresentação: Psicanalista Roberta Calixto
Acesso: Entre em contato com nossa equipe e assiste esta aula
Direção: Dr. Richard Munhoz

Sala Psicanalítica

Fale Conosco
1
Fale Conosco