Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

O brincar como experiência criativa na psicanálise com crianças

07/12/2025

Resumo: O tema investigado é o brincar como experiência criativa na psicanálise com crianças, partindo das contribuições freudianas e aprofundando os conceitos winnicottianos, sobretudo em relação ao brincar: uma noção que vai além do modo de expressão característico das crianças, relacionado à continuidade do ser. O objetivo é refletir essa temática, considerando o brincar como fenômeno transicional e experiência criativa própria à expansão do self. Duas vinhetas clínicas são trazidas, a fim de ilustrar as construções teóricas da psicanálise com crianças, do brincar, do jogo do rabisco e da melodia como fenômeno transicional. A título de conclusão, recorremos a uma série televisiva canadense, Anne with an “E”, para refletir sobre a vida de uma adolescente que foi adotada por uma família que conseguiu ser um ambiente suficientemente bom. Assim como nas sessões analíticas, entendemos que é preciso haver uma disponibilidade para brincar, bem como um encontro frutífero entre as pessoas para que elas possam concretizar seu potencial criativo.

Sala Psicanalítica: Palestra gravada com estudo aprofundado a partir deste estudo publicado por: Taísa Resende Sousa; Regina Lúcia Sucupira Pedroza; Maria Regina Maciel.

Apresentação: Psicanalista Roberta Calixto
Acesso: Entre em contato com nossa equipe e assita esta aula
Direção: Dr. Richard Munhoz

Sala Psicanalítica

Fale Conosco
1
Fale Conosco